Ainda que muito criticada, e em alguns casos até mal-vista no setor agropecuário, a Cow Parade tem um papel primordial na aproximação da população de grandes centros como São Paulo, com as particularidades do campo – por exemplo, a pecuária bovina. Pode parecer absurdo para alguns criadores acreditar que uma pessoa vai conhecer um boi, ou uma vaca, através de esculturas coloridas de plástico (fibra), expostas por mais de um mês em diversos pontos da cidade.
Pode parecer absurdo, mas é verdade.
Há aproximadamente dez anos uma pesquisa encomendada pelo setor lácteo surpreendeu a todos quando a resposta dada pela maior parte dos entrevistados – crianças de metrópoles – à pergunta “De onde vem o leite?” foi: da Parmalat. Não bastasse, muitos desconheciam até mesmo a origem animal do produto atribuindo-a tão somente à caixinha (tetra-pack).
Ao observar a interatividade da população com as esculturas da Cow Parade, em São Paulo, percebe-se o quanto essas vacas são importantes no trabalho mínimo de aprendizado sobre o agronegócio. Assistir pais, avós e tios, levarem as crianças – muitas vezes amedrontadas com aquele “bicho” – a ter contato com as vacas e explicar o que aquilo é na realidade, é uma experiência muito gratificante. Isso reforça a ideia de que é preciso sempre repensar certos conceitos de comunicação e entender que, para cada público, existe um tipo de linguagem apropriada.
E nessa hora não se deve olhar se o “bicho” é a pasto, europeu ou de plástico. O que vale é a mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários publicados no boicombula.blogspot.com são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. É expressamente proibido: fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.
Não é permitido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, por isto é vetado o comércio de produtos, bem como procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar suas informações de contato como e-mails ou telefones, além de veicular banners de qualquer espécie. Comentários que não respeitem estas condições serão apagados.