sábado, 27 de fevereiro de 2010

Manual de navegação

Desde que entraram no ar os canais brasilcomz® – Zootecnia Tropical são bastante acessados. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à navegação nos sites. Na maioria das vezes, são dúvidas motivadas por falta de afinidade com a internet. Pensando nisso, a equipe brasilcomz criou um passo-a-passo (tutorial) para auxiliar o acesso aos nossos canais de comunicação:


Ao clicar no link acima, você conhece um pouco mais sobre cada uma das plataformas utilizadas pela brasilcomz: Blogger, Youtube, Flickr, Twitter, Orkut, Facebook, WikiBoi e SlideShare. Aprende como criar contas em todos esses sites, qual a finalidade e utilidade dos mesmos e recebe dicas de como interagir com segurança na web.

Neste tutorial, a brasilcomz ainda selecionou links que esclarecem todo o papel e a conjuntura das redes sociais no Brasil e no mundo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Com o SAM, Melhora

Roberta Gestal e Priscila Sales de Barros são duas zootecnistas empreendedoras. Roberta, que já atuou na ANCP, foi o segundo profissional credenciado como instrutor do SAM. Priscila, outra especialista credenciada à coleta de dados de avaliações morfológicas, tem mestrado em melhoramento animal e também trabalhou na base de dados da ANCP.

Atualmente, ambas estão a frente da Melhora +, uma empresa de consultoria em melhoramento e importante colaboradora da brasilcomz® – Zootecnia Tropical na capacitação das equipes de campo para coleta de informações do SAM® (Sistema de Avaliação Morfológica).

“Já trabalhamos com a Roberta em inúmeras ações pela ANCP e diretamente com os criadores”, disse William Koury Filho.

Esta semana, brasilcomz e Melhora + planejam a logística dos cursos do SAM que serão realizados em todo o Brasil. Os eventos, que têm Roberta e William como instrutores, são voltados para a formação de Agentes Internos – colaboradores de fazendas treinados e credenciados para coletarem escores visuais de EPMU (Estrutura Corporal, Precocidade, Musculosidade e Umbigo).

“Ao auxiliar a seleção de biotipos mais produtivos e funcionais, o SAM reduz custos para o produtor. É uma ferramenta muito eficiente, tanto na parte técnica quanto econômica”, explicou Priscila Sales de Barros.

Como não poderia deixar de acontecer, a reunião entre os zootecnistas se estendeu ainda num longo bate-papo sobre os resultados dos touros utilizados nas duas últimas estações de monta. “Essa é uma paixão que nós fazemos questão em dedicar horas a fio”, finalizou Roberta Gestal.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

POST DE DOMINGO #01

Boi a Plástico

Ainda que muito criticada, e em alguns casos até mal-vista no setor agropecuário, a Cow Parade tem um papel primordial na aproximação da população de grandes centros como São Paulo, com as particularidades do campo – por exemplo, a pecuária bovina. Pode parecer absurdo para alguns criadores acreditar que uma pessoa vai conhecer um boi, ou uma vaca, através de esculturas coloridas de plástico (fibra), expostas por mais de um mês em diversos pontos da cidade.

Pode parecer absurdo, mas é verdade.

Há aproximadamente dez anos uma pesquisa encomendada pelo setor lácteo surpreendeu a todos quando a resposta dada pela maior parte dos entrevistados – crianças de metrópoles – à pergunta “De onde vem o leite?” foi: da Parmalat. Não bastasse, muitos desconheciam até mesmo a origem animal do produto atribuindo-a tão somente à caixinha (tetra-pack).

Ao observar a interatividade da população com as esculturas da Cow Parade, em São Paulo, percebe-se o quanto essas vacas são importantes no trabalho mínimo de aprendizado sobre o agronegócio. Assistir pais, avós e tios, levarem as crianças – muitas vezes amedrontadas com aquele “bicho” – a ter contato com as vacas e explicar o que aquilo é na realidade, é uma experiência muito gratificante. Isso reforça a ideia de que é preciso sempre repensar certos conceitos de comunicação e entender que, para cada público, existe um tipo de linguagem apropriada.

E nessa hora não se deve olhar se o “bicho” é a pasto, europeu ou de plástico. O que vale é a mensagem.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FIV Responsável

A utilização de tecnologias como a FIV está em alta entre os selecionadores brasileiros e do exterior. Em 2010, a expectativa é por números ainda mais significativos para o setor. Contudo, em paralelo, cresce também a necessidade impreterível de conciliar a aplicação dessas ferramentas com critérios técnicos de avaliação e de interpretação de informações.

Essa foi a pauta da conversa, na manhã de hoje (18/2), entre a brasilcomz® - Zootecnia Tropical, e os representantes da BioEmbryo, Lucas Moino (médico veterinário) e Richard Xavier (Comercial e Marketing). O encontro aconteceu no nosso escritório, em Jaboticabal (SP), e teve como principal discussão o uso de tecnologias para acelerar o processo de melhoramento genético nos rebanhos bovinos.

"A consolidação da técnica (FIV) fez com que os custos de tais ferramentas se tornassem cada vez mais acessíveis aos produtores", afirmou o zootecnista William Koury Filho, da brasilcomz, ao destacar que "a biotecnologia acelera o processo de melhoramento genético, desde que exista uma correta identificação das doadoras e um criterioso direcionamento nos acasalamentos".

Moino, da BioEmbryo, ressaltou que existem diversas ferramentas para direcionar acasalamentos e obter melhores resultados, no entanto afirmou também que classificar um reprodutor e matriz como potenciais doadores é um trabalho indispensável para se alcançar resultados mais confiáveis.

"As informações estão disponíveis, cabe às assessorias utilizar bem esses dados", concluiu Lucas Moino.

“Essa reunião superou as nossas expectativas quanto à colaboração da brasilcomz com o nosso projeto de produção de embriões a partir de critérios técnicos bem definidos”, disse Xavier. “Fiquei entusiasmado com o potencial do projeto boicombula®”, afirmou.

Sediada em Bauru (SP), a BioEmbryo é uma empresa de biotecnologia, com laboratório em Cuiabá (MT) e unidades em Uberaba, Brasília, e países como Colômbia e México.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Conciliando tecnologias

Hoje (12/02), véspera de Carnaval, a equipe brasilcom teve a grata satisfação em receber a visita do médico veterinário Pablo Paiva, responsável pela divisão genética, no Brasil, da multinacional Pfizer.

O foco da reunião foi o trabalho de pesquisa e desenvolvimento dos marcadores moleculares para zebuínos da Pfizer, produto cujo lançamento no mercado brasileiro está previsto até o final deste ano. Paiva, que já esteve envolvido em projetos anteriores com a brasilcomz, inclusive, vistando o rebanho Nelore Jandaia (MT) em novembro passado, aproveitou o encontro para conferir o andamento do boicombula®, bem como as novas propostas da nossa empresa.

“A visita à brasilcomz foi muito importante, além de conhecer o novo escritório, conversamos bastante a respeito das novas tecnologias que estão disponíveis para seleção e melhoramento. A nossa perspectiva é unir essas tecnologias com o que já vem sendo feito com DEPs e avaliações morfológicas, trabalhando tudo isso em sinergia e em prol do melhoramento genético do nosso rebanho”, disse Pablo Paiva.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Brasilcomz digital

Esta semana a nossa equipe concentrou-se, entre outras atividades, nos trabalhos finais para o lançamento das redes sociais brasilcom. O jornalista Luciano Bitencourt, responsável pela Comunicação e Marketing da empresa, esteve em Jaboticabal para acertar os últimos detalhes do projeto virtual.

A partir de agora, a brasilcomz também passa a se comunicar com clientes, parceiros e o mercado em geral através de diversos canais como o Blogger, Twitter, Orkut, Facebook, Youtube, Flickr, SlideShare e a WikiBoi. Tudo isso, buscando disponibilizar o acesso rápido e eficiente ao nosso conteúdo.

Desta forma, o público pode acessar o nosso material de maneira mais organizada e abrangente, uma vez que os canais são divididos em plataformas exclusivas para notícias, agenda, fotos, vídeos, fóruns e enquetes, novidades, documentos (artigos, teses, apresentações...) e verbetes (enciclopédia). Além disso, ao navegar pelos canais, é possível baixar e compartilhar arquivos, interagir instantaneamente com a brasilcomz e com outros especialistas, e se conectar ao mercado pecuário com todos os benefícios e vantagens que a comunicação digital proporciona.

Este trabalho compreende a primeira fase de implantação do nosso novo projeto de comunicação, cuja a fase final está prevista para o segundo semestre.

Depois de Jaboticabal, Bitencourt retorna para São Paulo, onde reside e mantém o braço da brasilcomz na maior cidade da América do Sul.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

EPMURAS dá trabalho

O zootecnista Ricardo Costa Sousa, que atualmente cursa o mestrado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus de Diamantina (MG), visitou na manhã de hoje (5/2) o novo escritório da brasilcomz®, em Jaboticabal (SP).

Sousa é orientando do professor Idalmo Garcia e seu trabalho de pesquisa envolve provas de desempenho e funcionalidade utilizando a metodologia EPMURAS descritivo. No ano passado, o zootecnista auxiliou William Koury Filho em duas ocasiões em pistas de julgamento da raça guzerá, em Curvelo (MG) e Avaré (SP), além de participar do treinamento sobre o EPMURAS que aconteceu em agosto, durante a Expogenética 2009.

“A brasilcomz vem prestando um grande auxílio em meu experimento de mestrado, principalmente em relação às avaliações morfológicas pelo método EPMURAS”, disse o pesquisador, que aproveitou o encontro com Koury Filho para buscar novos materiais e informações sobre a ferramenta.

“Dr. Koury Filho também fez seu mestrado e doutorado na área de melhoramento animal trabalhando com avaliações de escores, esses estudos são minhas maiores referências. Por isso, conversamos muito sobre o biótipo animal que mais se enquadra nas condições de Brasil”, destacou Sousa ao completar que “um bovino de corte deve apresentar frame médio com maior precocidade e menor taxa de mantença e, para podermos identificar esse animal, uma das ferramentas utilizadas são as avaliações morfológicas”.

Muito bem, Ricardo! A brasilcomz concorda com suas palavras, agradece plenamente a sua visita e salienta que as nossas portas estão sempre abertas para todos aqueles que, como você, se dedicam a realizar um trabalho sério e promissor para o desenvolvimento da pecuária tropical.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Guanabara do Nelore

A brasilcomz começa 2010 com o pé na estrada. Amanhã (3/2), o zootecnista William Koury Filho estará visitando a histórica fazenda Guanabara – que pertenceu ao lendário pecuarista Moura Andrade e, hoje, é propriedade do empresário Pedro Grendene.

No local, Koury Filho vai tratar do planejamento de ações do Nelore Grendene para 2010. A brasilcomz vem prestando uma consultoria diferenciada para a marca, auxiliando o responsável pelo plantel, o profissional Ilson Correa e sua equipe, a definir os critérios de seleção e direcionamento dos acasalamentos.

A brasilcomz aproveita a visita para definir também outras atividades com a seleção Nelore Grendene ao longo deste ano. Em seguida, estaremos disponibilizando imagens deste encontro em nosso albúm de fotos no Flickr.

A todo vapor

Atenção, internautas que navegam pelos canais brasilcomz! Estivemos ausentes em publicações neste espaço nos últimos dias em virtude da dedicação ao projeto boicombula – uma etiqueta brasilcomz que, em breve, estará promovendo uma dinâmica e intensa comunicação com o mercado pecuário.

No entanto, temos algumas novidades brasilcomz:

- Novo endereço, na rua João Quito, 800, sala 5, CEP 14870-260, em Jaboticabal (SP);
- Novo telefone, 55 16 3203-8815;
- Nova marca (logo publicaremos um post exclusivo sobre a mesma);

E os lançamentos não param por aqui. A nossa equipe está totalmente empenhada nos projetos para 2010. A dedicação é contínua, bem como os ajustes dos últimos detalhes para as novas ferramentas de trabalho que serão apresentadas ainda este ano. Tudo isso, tendo em vista o desenvolvimento de uma pecuária tropical e sustentável. Vamos lá!