quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mundial de Genética

Um time de peso de especialistas brasileiros em melhoramento animal participou do Congresso Mundial de Genética, encerrado no último domingo, na Alemanha. Entre eles, estão o pres. da ANCP, prof. Dr. Raysildo Lobo, o pesquisador José Bento Sterman Ferraz (USP) e o colaborador da brasilcomz® – Zootecnia Tropical, Dr. Roberto Carvalheiro (Gensys). Considerado a Copa do Mundo do Melhoramento Animal, o World Congress on Genetics Applied to Livestock Production ocorre a cada 4 anos.

Nesta edição (9th) foram 1382 inscritos, de 60 países diferentes. A delegação brasileira foi a quinta maior do congresso, com 67 integrantes. Os maiores participantes este ano: Alemanha (213), EUA (140), França (101) e Holanda (87). Tema principal: seleção genômica.

O uso combinado das informações de pedigree, fenotípicas e de marcadores oriundos de painéis densos, ex. 50 mil marcadores, predominou nos trabalhos. “Em bovinos de leite, a técnica já está bem estabelecida e estima-se que permitirá dobrar as taxas de progresso genético”, informou Carvalheiro.

“Em bovinos de corte, os benefícios e a aplicação adequada da técnica de seleção genômica ainda não estão bem estabelecidos”, completou o especialista do Gensys. A conclusão dos participantes é a de que muita pesquisa ainda está por ser desenvolvida. O 10th WCGALP (2014) será em Vancouver (Canadá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários publicados no boicombula.blogspot.com são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. É expressamente proibido: fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.

Não é permitido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, por isto é vetado o comércio de produtos, bem como procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar suas informações de contato como e-mails ou telefones, além de veicular banners de qualquer espécie. Comentários que não respeitem estas condições serão apagados.