quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Boi Com Bula nos EUA

O economista, pesquisador da FGV e colaborador da brasilcomz® – Zootecnia Tropical, Yuri Calil, retornou dos EUA depois de visitar uma das mais importantes escolas de empreendedorismo do mundo: a Babson College, em Boston (MA). Na instituição, Calil cursou gestão estratégica e apresentou o plano de trabalho do Boi Com Bula® durante a Rocket Pitch (competição anual de negócios entre os alunos da instituição).

“Coloquei o Boi Com Bula sob a avaliação de grandes especialistas mundiais em  Empreendedorismo e o feedback foi o melhor possível”, informou Calil. Segundo o pesquisador, a proposta recebeu muitos elogios do consultor Bob Caspe, pioneiro em projetos de câmeras digitais e um dos grandes nomes do empreendedorismo norte-americano. “Ele é um especialista que estuda o que faz os negócios obterem sucesso, ou não.”

Ontem (11/8), o economista apresentou o trabalho exposto nos EUA no seminário de doutorado em Finanças da FGV, em São Paulo (SP). Entre os presentes, estavam pesquisadores e especialistas como o prof. William Eid Jr.

Nota: Yuri Calil obteve a maior pontuação entre os alunos do curso em Babson College.

Ouça trecho do parecer do consultor Bob Caspe sobre o Boi Com Bula (em Inglês).


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mundial de Genética

Um time de peso de especialistas brasileiros em melhoramento animal participou do Congresso Mundial de Genética, encerrado no último domingo, na Alemanha. Entre eles, estão o pres. da ANCP, prof. Dr. Raysildo Lobo, o pesquisador José Bento Sterman Ferraz (USP) e o colaborador da brasilcomz® – Zootecnia Tropical, Dr. Roberto Carvalheiro (Gensys). Considerado a Copa do Mundo do Melhoramento Animal, o World Congress on Genetics Applied to Livestock Production ocorre a cada 4 anos.

Nesta edição (9th) foram 1382 inscritos, de 60 países diferentes. A delegação brasileira foi a quinta maior do congresso, com 67 integrantes. Os maiores participantes este ano: Alemanha (213), EUA (140), França (101) e Holanda (87). Tema principal: seleção genômica.

O uso combinado das informações de pedigree, fenotípicas e de marcadores oriundos de painéis densos, ex. 50 mil marcadores, predominou nos trabalhos. “Em bovinos de leite, a técnica já está bem estabelecida e estima-se que permitirá dobrar as taxas de progresso genético”, informou Carvalheiro.

“Em bovinos de corte, os benefícios e a aplicação adequada da técnica de seleção genômica ainda não estão bem estabelecidos”, completou o especialista do Gensys. A conclusão dos participantes é a de que muita pesquisa ainda está por ser desenvolvida. O 10th WCGALP (2014) será em Vancouver (Canadá).